segunda-feira, 25 de abril de 2011

Importa-vos nascer de novo


"Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; por que ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes se Deus não estiver com ele. " 

Muitas pessoas vão a igreja e conhecem a verdade. Elas reconhecem que o pastor é um homem de Deus e tudo o que está na Bíblia é verdadeiro. Elas sabem da existência do mal e do inferno, Elas até se libertam, são curadas, mas dentro de pouco tempo desaparem, desanimam na fé. Por quê?Se elas sabem que somente o Senhor Jesus é o caminho, a verdade e a vida?  Aí é que está o início do problema: elas sabem... Nicodemos era um homem conhecido na sociedade e no meio religioso. Mas ao procurar Jesus, por medo de ser visto, o fez a noite quando dificilmente poderiam reconhecê-lo.  Nicodemos observava os feitos do Mestre e reconhecia que Deus era com Ele. Mas Jesus, em sua infinita sabedoria, não se importou nenhum pouco com todo o seu conhecimento e o surpreendeu:

"Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus."
 João 3:3

"Perguntou lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, por ventura voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?  3:5

Definitivamente Nicodemos e Jesus não falavam a mesma língua. E acredito que esta pergunta do Fariseu soou em tom de ironia, pois como poderia um homem tão culto pensar tamanho absurdo? Ou ele queria mesmo encontrar uma resposta, mas sem entender as coisas do Espírito, esta foi a única que veio a sua cabeça. 

O Senhor Jesus continuou a experimentá-lo, porém Nicodemos não conseguiu encontrar suas respostas. Pois 
Jesus falava coisas celestiais, impossível de ser compreendida por aqueles que não nasceram de novo.

" Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. 3:7 

Então, mesmo sendo um religioso e conhecedor da lei de Deus, Nicodemos mostrou o quanto era vazio de Deus. Não pode compreender ao Mestre, nem tampouco suas sábias palavras.
E isso também acontece nos dias atuais, se estivermos cheios de nós mesmos e de nossos conhecimentos, jamais poderemos entender os propósitos de Deus. O tempo de igreja, o cargo exercido, nada disso garante alguma coisa, mas sim a nossa vida com Deus, nossa comunhão diária com o Espírito Santo. Quando chegamos sinceros diante de Deus ele nos vê e nos ouve e nos responde. O que é esse novo nascimento? É a mudança de caráter, de comportamento, de pensamentos, de vida. Você passa a refletir a imagem de Deus através de você, de suas atitudes. Mas não pense que isso será fácil e automático, é necessário sacrifício, renúncia, negar seu próprio eu, sua própria vontade. Muitas vezes será preciso se calar, outrar vezes, ouvir e até engolir "sapos", será preciso também paciência, humildade, compreensão e  perdão. 
Muitos desertos acompanham o nascido de Deus. Sua vida é como a de uma rosa, tem a beleza e a delicadeza das pétalas, sem contudo, deixar de existir os espinhos. 

" Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; por que sem Mim nada podeis fazer". João 15:5

Deus abençoe a todos!

3 comentários:

  1. Oi Gi!!
    É necessário nascer de novo, é necessário sacrifício, renúncia, negar seu próprio eu, sua própria vontade...Muito boa postagem!
    Beijoss,tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Dn testificou pois eu estava hj de manhã meditando na palavra de Deus..
    João 16.13. dizendo. Mas, quando vier aquele Espirito da verdade, ele vós guiara em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvindo e vos anuciará o que há de vir, O Espirito da verdade é o Espirito multiplicador, a nossa vida tem que viver pela verdade, quando vivemos na verdade estamos sendo envolvido pelo o Espirito na Renovação estamos sendo gerados pala o novo nascimento, aquele que nascido de Deus vence o mundo, suporta todas advercidade desse mundo, mas aqueles que não são nascido de Deus estam na carne e não podem agradar a Deus...
    na fé

    ResponderExcluir
  3. Ah esse post é maginifico! Me lembro que sempre lia essa Palavra na Biblia mais nunca entendia o significado dela, mais depois que eu tive um encontro com Deus, passei a compreender. Deus abençõe.
    Me visite e me siga no meu blog:
    http://diariodajovemdedeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá Amigo(A)
Seja bem vindo ao blog!
Conte nos o que achou sobre o post, deixe sua opinião ou experiência, será um prazer ler suas palavras!